01 |
Posso
usar qualquer transponder em qualquer carro? |
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Não.
Os transponders são fabricados por empresas diferentes
(Philips, Texas, Temic, Sokimat, etc) e possuem características
de sinal de emissão e códigos de gravação
diferentes. Por exemplo, os novos transponders cryptografados
Philips são gravados com padrões diferentes
para as montadoras VW, GM, Renault, Peugëot, NIssan,
etc. Assim sendo, não podemos "trocar"
simplesmente os transponders das chaves e fazermos sua habilitação
no veículo, não podemos nos basear só
plea lâmina da chave, devemos recorrer a tabelas quando
temos dúvidas sobre qual chave usar em determinado
veículo.
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02 |
O
que pode acontecer quando o TC-2000 insiste em indicar no
visor "erro de ignição"? |
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A
mensagem "erro de ignição" pode
indicar várias ocorrências, por exemplo:
- O veículo não possuir sistema imobilizador
(já constatamos diversos VW Polo Classic com transponder
na chave mas sem o sistema imobilizador instalado no veículo).
- Ter "afundado" algum pino do conector (C1,
C2, C3 ou C4). Os pinos não podem ser rígidos,
pois quebrariam facilmente ao serem conectados, e às
vezes, por dificuldades no encaixe, os pinos acabam afundando
no conector.
- Nos veículos VW e GM (linha Crypto), a comunicação
(veículo x TC-2000) se dá via painel, por
isso temos que ter "obrigatoriamente" uma das
chaves virada no cilindro de ignição, sem
ligar o motor do veículo, e painel aceso para podermos
continuar o processo de habilitação das
chaves.
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Na linha Astra, temos notado uma maior incidência
da mensagem "erro de iginição".
Recomendamos fazer o seguinte: primeiramente pedimos a
identificação do veículo, insistimos
até aparecer o número do imobilizador e
a data de fabricação do veículo.
Arttamos o botão vermelho, vamos para afunção
"gravar chaves", seguimos o procedimento obtendo
sucesso na gravação.
- Um cuidado especial devemos ter quando trabalhamos com
carros "recuperados de seguradoras" ou "oficinas
de reparações". A queima de "fusíveis",
"reles", a troca de "leitores de imobilizadores"
e módulos de injeções", baterias
fracas, podem dificultar a habilitação de
novas chaves. Devemos primeiramente estudar as condições
do veículo a ser trabalhado.
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03 |
Posso
aproveitar transponder de chaves quebradas? |
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SIM
e NÃO. Dependendo do transponder utilizado, podemos
reaproveitá-lo em outro veículo da mesma
marca, como os utilizados na linha Fiat Palio (transponder
Temic código fixo em AM), linha GM Corsa, Vectra
e Omega (transponder Phillips código fixo em AM),
linha Ford Ka, Fistea, Escort, Mondeo (transponder Texas
código fixo em FM), linha VW (todos os modelos,
respeitando sempre o uso em veículos de mesmo modelo
e ano); já os Sistemas Cryptografados, GM, palio
2001 por exemplo, existe um casamento entre o transponder
e o veículo o que impossibilita o seu reaproveitamento.
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04 |
Novos veículos e seus sistemas |
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Os
veículos modelo 2001 possuem novidades em seus sistema
de imobilização, os modelos Celta e Zafira da General
Motors já vem equipados com o novo sistema cryptografado
e você pode acrescentar novas chaves com seu TC-2000 ou
TC-LIGHT usando a função Astra >98, a chave do Zafira
(G621T16) é a mesma usada no Astra, a chave do Celta possui
cabeça plástica diferente e friso contrário ao Astra (G569T16).
Outro modelo GM a ter imobilizador eletrônico é a S-10/Blazer
(G552T17) o transponder utilizado é o crypto T17 e nosso
TC-2000 será atualizado para a habilitação dessa chave,
temos também a introdução do alarme integrado a cabeça
da chave na linha Vectra 2001 (G685T16TC), como a chave
da Astra c/ telecomando (G621T16TC). Outras montadoras
também introduziram novos sistemas, a Ford, com a linha
Focus, inaugurou seu sistema cryptografado e sua chave
(G589T32) é diferenciada pela marca azul em sua cabeça
, a Fiat lança o Mille 2002 com moto "Fire" e tem como
novidade a inclusão do Fiat Code como item de série, como
já acontecia em "toda a linha do Palio Fire".
Sobre esse sistema, também chamado de Fiat Code II Geração,
a introdução de uma nova chave ficou bem complicada; quando
o cliente solicita uma cópia na autorizada, essa pede
ao cliente o numero do código eletrônico existente no
"Fiat Card" , com esse número em mãos, a autorizada envia
a fabrica a solicitação de uma nova chave , a fabrica
então "cria" uma nova chave para aquele veículo (através
do número do código eletrônico) e envia a nova chave de
volta a autorizada que finaliza o processo fazendo a "apresentação"
da nova chave com a utilização de um aparelho chamado
E.D.I. (Estação de Diagnóstico Inteligente).
Os Franceses, Citroën Xsara, Picasso e Peugeot 206 também
estão equipados com sistemas cryptografados e utilizam
transponder Philips de última geração. As cópias de chaves
desses veículos por enquanto só podem ser feitas na rede
autorizada e com o conhecimento de senhas de acesso. Nós
da Chaves Gold estamos trabalhando para podermos acrescentar
no TC-2000/TC-LIGHT os modelos destas linhas, aguardem!!!
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05 |
É possível burlar as senhas da V.W. (PIN CODE)
e da G.M. (INFOCARD) ? |
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Não. Os Sistemas Imobilizadores fora projetados
com máxima segurança de forma que sua quebra
não é tão simples. Devemos lembrar
que estamos falando sobre segurança de veículos,
portanto, o sistema é projetado para que um ladrão,
em condições normais, não consiga
"arrancar" com o veículo. Não
adianta a utilização de michas (ou gazuas)
para virar a ignição, pois não será
possível dar a partida.
O que pode ser feito então?
Vamos
discutir caso a caso;
Quando falamos em um Fiat Palio (Weekend, Strada, Siena),
por exemplo, é possível fazer com que o
veículo dê partida sem as chaves originais
com transponders, bastando para isso trocarmos o módulo
de injeção desse veículo (que esta
"codificado") por um outro módulo de
injeção "virgem", tomando alguns
cuidados como: desligar o módulo leitor do transponder
(localizado junto a barra de direção) para
que este não "codifique" a central virgem
com as mesmas chaves do módulo antigo; e também,
retirarmos o fusível da luz indicadora do CODE
no painel de instrumentos (para que a luz do CODE não
fique acesa no painel). Esse princípio de |
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"troca
de centrais" é possível para vários
veículos,porém, devemos ter cuidado com
o alto custo, parâmetros de regulagem do motor e
com modelos que o sistema imobilizador é item de
série (Golf, Classe A, Fiat Fire, etc). A Chaves
Gold oferece esse serviço de remapeamento de Centrais
de Injeção Fiat, para isso, consulte seu
distribuidor Gold.
Na linha VW nacional (Gol, Saveiro, Parati, Santana e
Kombi), os chaveiros tem trabalhado com a troca de imobilizadores
com a senha de aceso (Pin Code) conhecida. A apresentação
do imobilizador é automática para esses
veículos, e assim com o conhecimento da senha,
fica fácil a apresentação de novas
chaves com o TC-2000 ou TC-LIGHT. A Chaves Gold oferece
esse serviço de levantamento de senhas e venda
do imobilizador a base de troca. Consulte seu distribuidor
Gold.
Quando trabalhamos com veículos da General Motors
também podemos, de certa |
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forma, "enganar" o sistema numa emergência.
Nesse caso devemos comprar uma nova antena (que nos veículos
da GM são incorporadas com o leitor do imobilizador),
termos em mãos o equipamento original GM (Tech
2) e realizarmos uma seqüência de "apresentações",
na qual iremos criar uma "nova" senha para o
"novo" imobilizador; apresentar este ao módulo
de injeção do veículo e finalmente
gravar um novo grupo de chaves com transponders. Para
os chaveiros que possuem o TC-2000 ou o TC-LIGHT, a Gold
lançará brevemente a atualização
do Cartucho Scanner.1 que permitirá a apresentação
dos módulos da linha GM e VW. |
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Imobilizador
GM |
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06 |
Erro
de Ignição - A máquina não
estabeleceu comunicação com o veículo.
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Solução:
- Verificar se a chave está virada contato com
o painel de instrumentos acesso.
- Verificar se há fusíveis e relés
queimados ou se a bateria está fraca.
- Verificar o posicionamento do conector de diagnose
se não tem fios quebrados cortados.
- Verificar se não estão utilizando o
fio do imobilizador para ligar outras coisas eletrônicas
no veículo, como som, alarme e etc.
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07 |
Senha
Errada - Senha errada |
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Solução:
- Verificar se o cliente realmente possui a senha
correta.
- Verificar se o número do imobilizador contido
no "pin" corresponde à numeração
adquirida pelo seu equipamento.
- Verificar se o módulo imobilizador não
foi substituído por outro novo ou usado.
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08 |
Erro
Cópia - Chave já habilitada / limite de
chaves excedido. |
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Solução:
- Verificar se a utilização do transponder
corresponde a do veiculo que você esteja trabalhando
Ex: (T20 Nova tentar habilitar com um T42 Megamos
Cryto).
- Verificar se a chave já esta habilitada.
- Verificar o ano do veiculo, pois determinados veículos
possuem a mesma lamina de chaves com transponder diferente.
Ex: (Pólo Classic 99 a 00 usa o transponder
T15, já no modelo mais novo 01 > utiliza
o transponder T24).
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09 |
Erro
Chave - Transponder errado ou chave sem transponder. |
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Solução:
- Verificar se a utilização do transponder
corresponde a do veiculo que você esteja trabalhando
Ex: (T20 Nova tentar habilitar com um T42 Megamos
Cryto).
- Verificar se a chave já esta habilitada.
- Verificar o ano do veiculo, pois determinados veículos
possuem a mesma lamina de chaves com transponder diferente.
Ex: (Pólo Classic 99 a 00 usa o transponder
T15, já no modelo mais novo 01 > utiliza
o transponder T24).
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